A rinite alérgica é uma doença crónica da mucosa nasal, e apesar de ser mais comum na Primavera, pode ocorrer todo o ano, inclusive no Inverno. Afeta 23% da população adulta na Europa e tem efeitos prejudiciais na qualidade de vida dos indivíduos afetados.
É desencadeada por alergénios que provocam vários sintomas como corrimento e obstrução nasal, espirros, comichão, além de restringir as atividades diárias ao perturbar o sono, causar dores de cabeça e falta de concentração.
As diretrizes clínicas recomendam fortemente anti-histamínicos orais como tratamento sintomático para a rinite, tratamento barato, mas que geralmente causa efeitos secundários como: fadiga, tontura, dor de cabeça, sonolência e dor de garganta.
Foram analisados os dados, de um ensaio clinico aleatório controlado, onde 414 pessoas foram distribuídas aleatoriamente em 3 grupos de estudo: acupuntura e medicação farmacológica, acupuntura simulada e medicação farmacológica e o terceiro apenas com medicação farmacológica. Nele foi avaliado o número de dias com uso dos anti-histamínicos, em que os intervenientes documentaram o uso da medicação antes e durante o período de intervenção (8 semanas).
O grupo de acupuntura fez 12 sessões de acupuntura semi-padronizada e usou anti-histamínicos significativamente menos frequentemente em comparação com os outros grupos. Aproximadamente 38% do grupo de acupuntura não usou nenhum anti-histamínico em contraste com os 16% no grupo medicação farmacológica. A comparação pré-pós sugeriu que os pacientes com acupuntura não precisaram aumentar os dias de uso de anti-histamínicos para aliviar seus sintomas, ao contrário dos outros grupos.
A acupuntura parece reduzir significativamente o número de dias de uso de anti-histamínicos, ao mesmo tempo que melhora os sintomas da rinite alérgica e, por consequência, a qualidade de vida, portanto, pode ser considerado uma opção de tratamento adicional valiosa para pessoas com rinite alérgica.
Outras técnicas auxiliares não são referidas neste estudo como o uso de ventosas e moxibustão, que potenciam geralmente a melhoria dos sintomas da rinite alérgica.
Aguardamos por mais estudos de qualidade nesta e noutras áreas em que a acupuntura traz, realmente, efeitos positivos, sem os desagradáveis efeitos secundários da medicação convencional.
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6029641/
