A menopausa é um processo normal na vida de uma mulher e assinala-se pelo fim das menstruações, confirmada após a sua ausência por 12 meses consecutivos. Dá-se o fim da fertilidade e é uma fase acompanhada, a maior parte das vezes, por problemas e alguns mal-estares [1].
Um dos mais conhecidos são os afrontamentos e os suores noturnos, mas também é comum ocorrer alterações de humor e/ou depressão, problemas de sono, dor musculoesquelética, osteoporose e sintomas geniturinários, como secura vaginal. [2, 3, 4]
A idade em que a mulher pode atingir a menopausa é entre os 40 e os 58 anos de idade, no entanto pode acontecer este período chegar precocemente, por volta dos 30 anos, ou tardiamente, aos 60 anos [1].
Pelo facto de ocorrer nestas idades, em que a mulher está no auge da sua vida pessoal e profissional, pode, por isso, ser uma fase difícil e muitas vezes a mulher precisa de ajuda [2].
A terapia de reposição hormonal é o tratamento mais eficaz, no entanto ela aumenta o risco de aparecimento de vários tipos de cancro (mama, ovário, vesícula biliar), doença cardíaca, acidente vascular cerebral, embolia pulmonar e demência [2].
Dos estudos feitos nesta área verificou-se que a acupuntura reduziu sintomas da menopausa como afrontamentos [2, 3], distúrbios do sono, depressão, dor articular, palpitações, dor de cabeça, tonturas, ansiedade, falta de memória, irritabilidade e melhorou a qualidade de vida [2, 3, 4]. Um dos estudos comparou o uso de diazepam na diminuição da irritabilidade em mulheres na pós-menopausa e a acupuntura, e esta última revelou ter melhores resultados [2].
Estes efeitos podem ser explicados pelo possível efeito que a acupuntura tem na regulação do sistema parassimpático, que ajuda a contrabalançar a superexcitação do sistema simpático [3]. E/ou pela possibilidade de a acupuntura estimular a secreção de endorfinas, visto que com a menopausa há uma diminuição dos estrogénios que, por sua vez, leva a um declínio das endorfinas, resultando em todos os sintomas indesejados anteriormente falados [2, 3].
Mais se necessita estudar para melhor entender a utilidade da acupuntura nestes desagradáveis sintomas [4], mas atendendo à segurança e à ausência de efeitos adversos graves associados à acupuntura, em contraste com a terapia hormonal, a acupuntura deve ser considerada para o tratamento dos sintomas da menopausa [3].
[1] https://www.cuf.pt/saude-a-z/menopausa
[2] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32984100/
